quarta-feira, 30 de novembro de 2011

A IMPORTÂNCIA DA PEDAGOGIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Bem, como é sabido que os cursos de Licenciaturas são um recorte do Bacharelado somados a algumas disciplinas na Faculdade de Educação, que é de suma importância para a formação dos novos professores que serão responsáveis diretamente pelo futuro deste país. Quando um discente entra pela primeira vez em uma Universidade para concretizar o sonho de ter na sala de aula o seu ganha pão, ele percebe de imediato um certo preconceito dos professores da Academia, onde apenas o bacharelado-pesquisa é valorizado e a educação é deixada em segundo plano. 
O contato dos alunos com as disciplinas de Educação em primeiro momento pode parecer estranho, pois, acostumados com ciências exatas, naturais, histórico-geográficas, línguas e outras, ele se depara com uma ciência totalmente diferente a "ciência dos sonhos", sonhos a serem realizados, pois, possuir aptidão de transmitir o conhecimento, saber respeitar e ser respeitado, saber ouvir, saber falar são para pessoas muito especiais.
E para esses sonhos começarem a ser realizados nada melhor que começar a descobrir os grandes nomes e obras dos educadores brasileiros e suas contribuições e entre eles podemos citar: Paulo Freire, Anísio Teixeira, Lourenço Filho, Fernando de Azevedo, Darcy Ribeiro entre tantos outros famosos e anônimos. E o lugar onde tudo começa é na Faculdade de Educação, com suas disciplinas teóricas e praticas, onde a cada dia é descoberto um pouco mais de como se tornar um Mestre. A pedagogia para alguns pode até parecer ultrapassada, mas na realidade virar as costas para os métodos pedagógicos e dizer não para um futuro melhor.
Não deveriamos questionar a importância da Pedagogia, pois só ela é o caminho que liga os conhecimentos aprendentes na Universidade e a forma de como estes saberes serão aproveitados em salas de aula. 

Por, Ramom Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário