quarta-feira, 30 de novembro de 2011

BREVE PESQUISA SOBRE O FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UFBA


A FACED foi criada pela reforma universitária de 1968, (Lei 5540/68) e disciplinada um ano depois (parecer CFE 632/69) com a finalidade de: I) ministrar ensino superior na área de educação, encarregando-se do Curso de Pedagogia; II) propiciar a formação pedagógica a todos os cursos de licenciatura da Universidade Federal da Bahia; III) formular e desenvolver atividades de pesquisa científica, histórica e filosófica na área de educação em seus três eixos (educação básica, superior e profissionalizante) e em suas quatro temáticas (financiamento, gestão, avaliação e formação); IV) propiciar a formação pedagógica a professores de ensino fundamental e ensino médio e V) preparar profissionais no âmbito da educação Geral e Especial.
As Faculdades de Educação atualmente, em seu caráter de profissão, envolve um conjunto de conhecimentos e práticas cientificamente fundidos. O educador profissional é aquele que tenha adquirido uma formação científica especializada. E a Faculdade de Educação tem, justamente, por finalidade essencial primária proporcionar essa formação. ( OSÒRIO, MOREIRA. 1969, p. 146).

De acordo com a atual reestruturação universitária, a Faculdade de Educação pertence ao sistema das unidades de ensino profissional e pesquisa aplicada. Por consequência, dela se excluem as ciências básicas que, porventura, são exigidas como fundamento geral da formação profissional do educador. Seu conteúdo específico será, pois, constituído das matérias pedagógicas. Ninguém contestaria que a Didática, geral e especial, os estudos de currículos e programas, da inspeção, supervisão, organização da escola e sistemas escolares são inerentes à Faculdade de Educação. E, a menos que se pretenda reduzir a escola em uma repartição pública ou uma forma de empresa. Do mesmo modo Testes e Medidas Educacionais e Instrução Programada são matérias de natureza técnico-pedagógica, que devem situar-se na Faculdade de Educação. Ao seu campo pertence também a Orientação Educativa expressamente mencionada na indicação do Conselheiro Valnir Chagas por se tratar de uma das modalidades essenciais da ação educativa. (OSÒRIO, MOREIRA. 1969, p.152).


Foi no contexto da Reforma Universitária que a Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia foi criada, com a finalidade de propiciar a formação pedagógica dos cursos de licenciatura da UFBA, a qual conferiu à FACED o poder de formar o educador através dos conteúdos específicos, orientados pela própria reforma universitária.
Os alunos dos cursos de licenciaturas oferecidos pela UFBA realizam sua formação pedagógica nos departamentos da FACED, que oferecem disciplinas (como mostram os Quadros 1 e 2) que contribuem para o entendimento do processo educacional ao longo do tempo como também o conhecimento básico do homem e as disciplinas de elaboração dos métodos e técnicas de ensino que fazem parte dos departamentos de educação I e II. Também fazem parte e são ministrados pela FACED os cursos Ciências Naturais, Educação Física, e Pedagogia. (TAFFAREL, 2009).


Fonte: Monografia apresentada pela graduanda Ana Maria Pereira da Silva no ano de 2009 com o tema: "Formação pedagógica dos licenciandos da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e sobre a formação pedagógica recebida pela Faculdade de Educação (FACED)".

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