sábado, 10 de dezembro de 2011

DIDÁTICA E PRÁXIS PEDAGÓGICA I

Chegando a mais um fim de semestre, e o que podemos levar de contribuição da disciplina Didática e Práxis Pedagógica I? Muitas respostas para essa pergunta, mas as mais importantes são: o conhecimento sobre quem foi Paulo Freire e suas contribuições para a educação brasileira; as dinâmicas produzidas em sala de aula com o intuíto da turma se conhecer melhor, pois a maioria dos discentes se viram pela primeira vez, devido o fato de serem alunos de cursos diferentes; a produção de um rememorando avaliativo sobre a vida escolar nos anos iniciais de sua formação; a produção de oficinas com temas de extrema irportância para os futuros professores como interdiciplinariedade, diversidade, produção do Projeto Político Pedagógico entre outros; e por fim aulas teóricas sobre o que é ser um professor, como se portar em mediantes sutuações, qual é o verdadeiro papel do docente, temas de relevância bem significativa para o momento atual da Educação no Brasil.
                                                               
Assim, a prática e os temas foram trabalhados, baseados não na simples transmissão do conhecimento, e sim a partir do contato com a paisagem, da experimentação e do resgate do conhecimento. Nesse contexto, aprender é desvendar, é ganhar a compreensão mais exata do objeto, é perceber suas relações com outros objetos; implica em que o sujeito do estudo se arrisque, se aventure, sem o que não cria nem recria (FREIRE, 1995).
           

Por, Ramom Machado


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